domingo, 2 de abril de 2017

Recife - Casa da Cultura

Foto: Lais Castro, 2011.

A Casa da Cultura foi construída de 1850 a 1867, para ser uma prisão. Edificada em estilo neoclássico, foi projetada pelo engenheiro Mamede Alves Ferreira, que idealizou mais dois prédios históricos tombados do Recife: o Ginásio Pernambucano e o Hospital Pedro II.Está localizada às margens do rio Capibaribe, no bairro de Santo Antônio.

Essa Casa de Detenção foi concebida segundo o mais moderno modelo de penitenciária existente na época, na França, em formato de cruz e composta por quatro raios correspondentes aos pontos cardeais, todos com três pavimentos, que confluem para um saguão central, coberto por uma cúpula de metal. Funcionou como penitenciária por 118 anos. Abrigou prisioneiros famosos como Graciliano Ramos e Gregório Bezerra, entre outros. Foi fechada em 1973, após os presos serem transferidos para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá.
  
Três anos depois do fechamento, foi reaberta como Casa da Cultura. As celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes - apenas uma, no raio leste, permanece exatamente como foi deixada pelos presos. O projeto de restauração ficou a cargo dos arquitetos Lina Bo Bardi e de Jorge Martins Junior.