segunda-feira, 25 de julho de 2011

O bairro da Boa Viagem, no Recife


A povoação de Boa Viagem teve seu início no século XVII, devido à existência de algumas vendas que serviam de local de descanso dos viajantes que por ali passavam vindos do caminho do sul da Capitania de Pernambuco. 
Em 1707 Baltazar da Costa Passos e sua esposa doaram umas terras ao Padre Leandro Camelo, morador de Prazeres para ali ser construída uma igreja. Em 1743 já estava construída a capela e uma imagem com o título de Boa Viagem, para proteger os navegantes. A Capela da Boa Viagem, portanto, deu o nome à bela praia e também ao bairro que veio a se constituir aos poucos.
Por volta de 1906, o bairro possuía apenas umas 60 casas. Foi, porém, em 1924, com a construção da avenida Boa Viagem, no governo Sérgio Loreto, que começou a se desenvolver um pouco mais. Na década de 1950, o bairro recebeu os primeiros edifícios, como o Acaiaca e o Califórnia. O grande impulso de desenvolvimento veio na década de 1970, com a construção de muitos edifícios, hotéis e restaurantes. No ano 2000 Boa Viagem já era habitada por 100.388 almas, segundo o censo do IBGE e já era o bairro mais populoso da cidade.

Fontes: O Recife e seus bairros, livro de Carlos Bezerra Cavalcanti e site Fundaj.